Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui

Mais notíciasNotícias

Foram inaugurados no passado dia 4 de fevereiro, nas instalações da Secretaria de Estado, no Palácio Apostólico, Vaticano, quatro painéis de azulejos representando as aparições do Anjo Custódio de Portugal aos Pastorinhos de Fátima em 1916. A obra, uma oferta dos embaixadores António Almeida Lima e Vanda Maria Almeida Lima, é da autoria do artista português João de Sousa Araújo, que se inspirou  na visita do Papa Francisco a Fátima em 2017 e na canonização dos santos Jacinta e Francisco Marto.

Presente ao ato os referidos embaixadores, acompanhados pelo conselheiro diplomático, José Eduardo Macedo Leão e conselheiro eclesiástico, Monsenhor Fernando Matos, que foram recebidos pelo Assessor da Secretaria de Estado, Monsenhor Luís Roberto, pelo vice-chefe do Protocolo, Monsenhor Bruno Lins e pelos sacerdotes e as Consagradas que trabalham na secção de língua portuguesa, entre outros funcionários da Secretaria de Estado de Sua Santidade.”

 

Inauguração 4

Inauguração 3

Inauguração 5

Inauguração 6

Inauguração 7

Comemoramos hoje setenta e sete anos desde a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, símbolo do horror e da desumanidade do regime nazi.

Portugal junta-se a todos quantos se manifestam determinados a não esquecer as atrocidades perpetradas, comemorando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e reiterando que a intolerância, a discriminação, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e o anticiganismo são contrários ao respeito pela dignidade humana e os demais valores fundamentais inscritos na nossa Constituição.

Comemorar esta efeméride significa perpetuar a memória para que nunca mais se repitam as práticas que caracterizaram a barbárie nazi, uma ideologia e um regime que desumanizaram e excluíram parte da Humanidade, legitimando e institucionalizando a crueldade, a tortura e a morte.

Evocamos, sem exceção, todas as suas vítimas: os judeus, os ciganos, os homossexuais, os opositores políticos, os doentes incuráveis, os intelectuais, as pessoas portadoras de deficiência.

Recordamos igualmente os atos de resistência, heroísmo e solidariedade, onde se incluem os exemplos de portugueses que, pela sua coragem e altruísmo, livraram da deportação e morte milhares de vítimas da sanha persecutória nazi: Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido, Alberto Lis-Teixeira Branquinho, José Brito Mendes e Joaquim Carreira, cuja memória está agora perpetuada no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em espaço de homenagem recentemente inaugurado.

Em 2019, Portugal tornou-se membro efetivo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, reforçando o seu compromisso para com a promoção da educação das novas gerações sobre este tenebroso período.

Um ano depois, em 2020, Portugal lançou o Programa Nunca Esquecer, que desenvolveu um amplo conjunto de iniciativas: organizando exposições, seminários e conferências; promovendo materiais e recursos educativos; impulsionando ações de formação e de capacitação; criando um Prémio Autárquico; digitalizando arquivos e testemunhos; e apoiando a produção de conhecimento, de que é exemplo a publicação, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, de três livros sobre as vítimas e os salvadores portugueses.

Vivemos um momento em que os sinais de antissemitismo são crescentes, juntamente com negação e a distorção do Holocausto. É, por isso, imperativo reiterar o nosso compromisso de manter viva a memória, porque lembrar, recordar, nunca esquecer é contribuir para garantir hoje e sempre os direitos humanos de todos e para todos.

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i