Decorreu no passado sábado, dia 16 de outubro de 2021, na Basílica catedral de São Lourenço de Viterbo, uma homenagem ao Papa João XXI, único pontífice português, organizada pela diocese local em parceria com o Touring Club e a Comissão italiana para as comemorações do sétimo centenário da morte de Dante Alighieri.

Viterbo 3

Cardeal D. José Tolentino de Mendonça presidiu à missa solene, concelebrada pelo bispo de Viterbo, Monsenhor Lino Fumagalli e por outros membros do clero, portugueses e italianos.

 Viterbo1 2

Seguiu-se depois uma sessão evocativa da personalidade e obra do Papa João XXI, tendo o orador principal convidado, professor Antonino Scareli, apresentado o tema “A Lógica de Viterbo”, onde procurou sintetizar a riqueza e novidade do pensamento do teólogo, filósofo e cientista natural que foi Pedro Hispano, um dos “Papas de Viterbo”, sepultado em mausoléu assinalado na referida basílica catedral. Falaram ainda, para além do cardeal Tolentino de Mendonça, o promotor da iniciativa, Dr. Vincenzo Ceniti e o bispo local.

Viterbo 1

O Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, interveio para agradecer publicamente a iniciativa, que permitiu resgatar a memória do homem, do cientista e do pontífice, que no século XIII viu reconhecido o seu talento múltiplo e as suas grandes qualidades humanas, como testemunha o elogio singular que Dante Alighieri lhe faz na Divina Comédia (no Paraíso). Enquadrou também Portugal na época, sublinhando o enorme contributo da nação lusitana para a história da Igreja universal.

 

  • Partilhe